Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 11 de abril de 2009

Intel lança novidades em 1 ano do Atom

Quarta feira, 8 de abril, a Intel anunciou no IDF Pequim que, nas comemorações de 1 ano do Atom, o processador voltado a netbooks e dispositivos de acesso à internet atinge a marca de 2 GHz de clock.

São dois novos processadores Atom, o Z550, de 2 GHz com suporte a hyperthreading e consumo de menos de 3 watts, e o Z515, voltado a dispositivos portáteis (mais que netbooks) que roda a 1,2 GHz e vem com a tecnologia Burst Performance Technology (BPT).

A Intel demonstrou ainda, durante o keynote de Anand Chandrasekher, vice-presidente sênior da companhia e diretor geral do grupo de ultramobilidade, a próxima plataforma de MIDs (dispositivos de internet móvel) com Atom, com codinome “Moorestown”. Em uma comparação com a plataforma atual, a Moorestown, que deve sair em 2010, tem mais de 10x de redução de consumo de energia em baixa prioridade. Isso ocorre, diz a Intel, por conta de uma nova técnica para gerenciamento de energia, o processo de fabricação em Hi-K 45 nm e uma nova partição otimizada para o segmento MID.

A plataforma fará parte de um sistema-em-um-chip (codinome “Lincroft”) que integra um processador Atom de 45 nm, controladores de vídeo, gráficos e memória e um hub de I/O (codinome “Langwell”). Tudo isso acompanhado por um novo software Moblin (o Linux da Intel) que, diz a companhia “permitirá experiência rica e interativa similar à do PC para internet com capacidade de uso de voz no celular“.



Jasper Forest

A Intel anunciou, também nesta quarta-feira, 8, um novo microprocessador apelidado de Jasper Forest, com foco em produtos de armazenamento e aplicativos embutidos. Os novos chips usam a arquitetura Nehalem-EP, que a Intel recentemente usou no lançamento de sua última geração de processadores para servidores.

“Pegamos o Nehalem e o otimizamos para o mercado de aplicações inclusas permanentemente nos dispositivos”, explicou o vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de empresas digitais da Intel, Pat Gelsinger, durante o Intel Developer Forum (IDF) em Pequim, na China.

A principal mudança no Jasper Forest foi a redução do set para dois chips no lugar dos três usados na família Nehalem. O novo microprocessador terá várias versões, de um até quatro núcleos.

By:Ed.

0 comentários:

Postar um comentário