Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Google lança módulo para acelerar o carregamento de páginas


Pacote deverá realizar a otimização de 15 itens que têm influência no desempenho de carga das páginas web.
No ano passado, no intuito de tornar a web mais rápida, o Google apresentou o Page Speed, ferramenta usada por desenvolvedores de páginas web para acelerar o carregamento do conteúdo. Com base nas informações dadas pelo Page Speed, era possível otimizar a carga de imagens, do CSS, de JavaScript e do HTML em geral.
Sem trabalho manual
em  (3/11), o Google lançou o módulo “mod_pagespeed”, para servidores HTTP Apache. Esse módulo deverá realizar a otimização de maneira automática. Logo de saída o pacote deverá realizar a otimização de 15 itens que têm influência no desempenho de carga das páginas web, como o cache do servidor e as rotas entre o servidor e o cliente. Houve casos, segundo a Google, de melhora de até 50% no tempo necessário para carregar determinadas páginas.
Segundo os criadores do módulo, as seguintes melhorias que antes tinham de ser feitas manualmente, agora ficam a cargo do mod_pagespeed:
- Otimização de conteúdo gerado por um CMS, sem alterar a estrutura e a dinâmica do editor de conteúdos
- Recompactar imagens quando avaliar que o contexto HTML serve apenas de suporte
- Estender o tempo de vida do cachê de elementos como logomarcas e outros arquivos de imagens para um ano, sem interferir na possibilidade de atualizar esse conteúdo.
Parcerias
Na lista de atuais parceiros da Google para implementar o mod_pagespeed estão os provedores de hospedagem Go Daddy e a Cotendo, firma que presta o serviços de aceleração de páginas na internet.
O módulo, na distribuição para Linux, é baseado em código fonte aberto. Nas versões de servidores HTTP para outras plataformas sua integração é relativamente simples. Basta baixar o pacote e incluir a linha no arquivo de configuração do servidor.
By: Ed.

0 comentários:

Postar um comentário