Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Android impulsiona mercado mundial de smartphones, aponta IDC

Ao longo de 2010, foram comercializados 302,6 milhões de smartphones no mundo, o que representa um aumento de 74,4% em relação ao ano anterior. Os dados fazem parte de uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela IDC sobre o desempenho do mercado de telefonia móvel. O estudo aponta que, só nos últimos três meses do ano, foram vendidos 100,9 milhões de smartphones, com um acréscimo de 74,4% sobreo o mesmo período de 2009.
O relatório destaca o bom desempenho do sistema operacional Android, do Google, no período. “Ele se tornou a pedra angula para as estratégias de múltiplos fornecedores de smartphones e, rapidamente, virou um rival ao [sistema operacional] líder de mercado, o Symbian”, destaca Ramon Llamas, analista sênior de pesquisas da IDC, no relatório. Ele ressalta que, atualmente, grandes players do setor, como HTC, LG, Motorola e Samsung, aderiram ao Android, e uma lista crescente de empresas tende a adotar esse padrão.

Outro fato que contribuiu para o crescimento do mercado de smartphones em 2010, segundo a IDC, foi a entrada das novas versões dos sistemas operacionais da Nokia e da Microsoft (Windows Phone 7). Só nos últimos três meses de 2010, foram comercializados 5 milhões de equipamentos com Symbian 3 e 1,5 milhões de aparelhos com Windows Phone 7.

No acumulado de 2010, a Nokia se manteve na liderança das vendas de smartphones, com 33,1% de market share (participação de mercado). Contudo, a empresa perdeu quase 6 pontos percentuais na comparação com 2009, quando concentrou 39% das vendas. Outra fabricante que perdeu uma parcela de mercado foi a segunda colocada no ranking, a Research In Motion, que fechou o último ano com 16,1% das vendas totais no período, com uma queda de 3,8 pontos em comparação aos 12 meses anteriores.

A terceira colocada no ranking de vendas no último ano, a Apple, registrou um aumento de market share, passando de 14,5% para 15,7% - na comparação entre 2009 e 2010. Já a Samsung saiu da quarta para a quinta posição em volume de vendas, concentrando 7,6% de participação, contra 3,2% no último ano. A HTC, por sua vez, também abocanhou uma fatia maior do mercado, com 7,1% das vendas no ano, mas passou da quarta para a quinta posição entre os maiores fabricantes de smartphones.
Vendas mundiais de smartphones
By: Ed.

0 comentários:

Postar um comentário