Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Comprando produtos mais baratos em sites estrangeiros


Muita gente me pergunta sobre compras em sites estrangeiros que oferecem frete grátis para o Brasil. A parte mais bacana deste tipo de compra, além do frete gratuito, é encontrar produtos, muitas vezes bobos, mas difíceis e caros que serem encontrados no Brasil.
Um bom exemplo destes produtos são acessórios para celular, brinquedos ou peças de informática, como cartões de memória, pendrives, cases para HD ou um adaptador buetooth para computador. Esse tipo de adaptador é vendido por meros 15 reais no Mercado Livre, podendo chegar a até 60 paus em lojas de informática do ramo.
Vantagens

Se você achava que comprar no Mercado Livre era um excelente negócio, que tal comprar o mesmo adaptador bluetooth por apenas 2 dólares (cerca de 3 reais e cinquenta centavos) e ainda receber gratuitamente em casa? Essa é a principal magia dos sites estrangeiros. Com o dólar baixo, sites como o Deal Extreme e o Focal Price enviam mercadorias para todos os cantos do globo. Não se engane achando que o produto que você comprou na loja é melhor do que o vendido neste tipo de site, todos vem do mesmo lugar, China. 

Qualidade dos produtos

Por preços tão baixos é comum se preocupar com a qualidade do que está sendo comprado. A pessoa normalmente tem que se conscientizar que esse tipo de compra é um pouco loteria, alguns produtos serão exatamente aquilo que você esperava, outros talvez não sejam tão bons como você imagina. O fato é que em todas as lojas desse tipo, existe na página do produto que está sendo vendido, um pequeno fórum onde os consumidores deixam a sua opinião em relação aos produtos. Entender um pouco de inglês neste tipo de compra ajuda, mas nada que o tradutor do Google não resolva.
Dê uma lida no que já foi escrito sobre aquele produto, caso vários usuários aprovem a qualidade ou a utilidade do mesmo, pode comprar sem medo. Não se pode esquecer que esse tipo de site é para compra de produtos simples, besteiras, evite comprar produtos muito tecnológicos ou caros para depois não se decepcionar. Comece com uma compra pequena, de valor baixo, ao receber o produto e atestar a confiabilidade da compra, compre produtos mais caros e em maior quantidade.

Pagamento
Apesar de alguns sites aceitarem o pagamento diretamente via cartão de crédito, a forma de pagamento mais comum neste tipo de compra é pelo PayPal. Digamos que a maioria das pessoas não se sentem muito seguras em digitar seu número do cartão de crédito em um site chinês. Para quem não conhece, o Paypal é o maior e um dos mais confiáveis sistemas de pagamento online da internet, com milhões de usuários em todo mundo. Você só precisa abrir uma conta e preencher um formulário. Quando você fizer a sua compra e escolher a forma de pagamento, o site irá direcionar o acesso para o site do paypal onde você digitará o seu login e sua senha.
Dentro do Paypal aparecerá o formulário para fechar a compra onde você informará os dados do seu cartão de crédito internacional. Sim, é preciso um cartão de crédito internacional para este tipo de compra. Apesar da maioria dos cartões de crédito hoje já serem internacionais, as vezes é preciso habilitar o uso do cartão para compras no exterior no banco. O Paypal funciona como o Mercado Pago, serviço de pagamentos do Mercado Livre, ele é um intermediário que permite maior segurança, já que o site onde você está comprando não saberá o número do seu cartão de crédito e todo processo de pagamento usa certificados de segurança.
Outra segurança oferecida pelo Paypal é que caso o produto não seja entregue ou apresente problemas você pode cancelar a compra e pedir para o Paypal o dinheiro de volta. Você tem até 60 dias para fazer isto. Por isto o Paypal é a melhor forma de fazer compras internacionais. Você também pode usar o Paypal para vender produtos fora do Brasil ou receber dinheiro de clientes seus que estejam fora do Brasil ou que também tenham uma conta no Paypal.
O Paypal informa o valor da compra em reais de acordo com a cotação do dólar daquele dia e o usuário autoriza a compra.

Imposto

O valor da sua encomenda não deve ultrapassar 50 dólares, apesar de não haver um valor estipulado para definir se o imposto deve ser pago ou não, acima deste valor, as chances aumentam do produto ser taxado pela receita federal quando chegar no Brasil. O peso e o volume do produto não devem ser muito grandes. Se passar deste valor o produto poderá ser apreendido pela receita. Eles te enviarão um boleto bancário pelos correios com o imposto a ser pago que é de 60%. O produto é liberado depois que o imposto é pago. Por isto não é uma boa comprar diversos produtos ao mesmo tempo, nem produtos muito caros.

Vale observar que 90% dos produtos destas lojas online tem preço inferior a 50 dólares. Pagando uma pequena taxa de menos de 10 centavos de dólar, você pode solicitar a eles que o produto seja embalado como se fosse um presente. A logomarca da loja é removida da embalagem. Isto pode facilitar a passagem do produto pela fiscalização já que presentes não são taxados.

Entrega

Os produtos vendidos são normalmente pequenos e o transporte até o Brasil é feito de navio. O custo acaba ficando tão baixo que pode ser coberto pela loja. O problema da entrega gratuita é a demora, como a China fica do outro lado do mundo, pode levar de 20 a 30 dias para o produto chegar por aqui. Depois o produto precisa passar pela Receita Federal e entra no caótico sistema de entregas dos Correios, junte a tudo isso o intenso tráfego de mercadorias em determinados períodos do ano, como a época do natal e a sua encomenda pode levar de 20 dias a 2 meses para ser entregue.
Algumas lojas oferecem o rastreamento do pedido caso você realize uma compra acima de X dólares. Este tipo de opção é boa, pois pode ajudar o comprador a saber se algo aconteceu a encomenda, como ficar retida em algum ponto do processo de entrega.

O produto não chegou

Gastei meu rico dinheirinho e fui enganado? O que pode acontecer nesses casos é o produto acabar ficando retido na receita federal ou se perder na hora da entrega. Eu nunca ouvi relatos de má fé em relação a este tipo de compra. Em alguns casos o produto pode estar em falta no estoque da loja ou vir trocado, com defeito, mas todos esses casos podem ser resolvidos diretamente com o site, dificilmente a empresa simplesmente pega o seu dinheiro e não envia o produto, digamos que normalmente o problema acontece no caminho entre você e a loja.
Ja realizei cerca de 5 compras deste tipo e ainda não me arrependi, os produtos chegaram certos e sem problemas. Ano passado realizei uma compra em dezembro e só recebi o produto no final de fevereiro, mas sabendo do grande volume de encomendas no fim de ano e a greve dos correios, sabia que este tipo de atraso ocorreria. Quando se pede uma quantidade maior de itens, normalmente eles não chegam sempre juntos, isso pode dar a falsa sensação de que a loja não enviou tudo que você comprou, mas basta esperar alguns dias e o restante da mercadoria acaba chegando em outra encomenda.
Caso ainda tenha dúvidas, dê uma lida no guia de compras dos sites ou deixe a sua pergunta aqui nos comentários.
by: Ed.

0 comentários:

Postar um comentário