Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Windows 8 vai permitir que usuário use a própria foto como senha de acesso

Ser cadastrado em muitos sites pode gerar vários problemas. Talvez, um dos mais frequentes deles seja a memória, já que o aconselhável é ter uma senha diferente para cada conta, e fica difícil lembrar qual delas usar.Mas a Microsoft parece ter pensado nisso, e vai trazer uma novidade para o tão aguardado Windows 8: o novo método de log in com o sistema operacional, tanto dos computadores quanto dos smartphones, vai utilizar uma tecnologia que permite usar uma foto como senha de acesso.

Segundo informações divulgadas no blog de construção do Windows 8, Zach Pace, gerente de programa do You Centered Experience, a nova ferramenta possui dois componentes: primeiro, em vez de selecionar uma imagem genérica, será possível que o indivíduo escolha e use uma das próprias fotos para bloquear ou liberar o PC, garantindo uma forma mais segura e memorável de acessar os dados.

Em segundo lugar, a verdadeira segurança será destacada em determinadas partes da foto, que serão indicadas com o dedo ou o mouse - celulares e computadores, respectivamente. Isso será feito através de gestos que poderão ser personalizados pelo usuário, montando, assim, mais de uma etapa necessária para utilizar o dispositivo.

Um exemplo: se uma figura tiver quatro pessoas e você marcar o rosto de uma delas, terá de indicar qual indivíduo é o correto. Ou até marcar algum ponto da imagem ou desenhar uma espécie de linha que se arrasta de um nariz para outro.
"Quando você desenha um círculo ou uma linha na foto selecionada, o Windows se lembra exatamente de como aquilo foi desenhado. Logo, para ter acesso aos seus dados, a pessoa vai precisar conhecer quais as partes destacadas, na ordem em que foram feitas e também a direção e pontos inicial e final dos círculos e linhas que você desenhou", explica Pace.

De acordo com a Microsoft, além de ser uma maneira rápida e fácil de log in, esse sistema de gestos específicos sobre uma imagem traz uma boa dose de segurança. Contudo, o reconhecimento facial e gestual será apenas uma alternativa, e não vai excluir o método antigo, no qual é exigida uma senha. Caso o usuário erre cinco vezes seguidas o processo nas imagens, será necessário entrar com o login e senha de texto.

Como grande parte do Windows 8, o recurso de senha através das fotos deve ser projetado para mais dispositivos touchscreen e computadores.
By:  Ed.

0 comentários:

Postar um comentário