Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Senhas comuns não protegem mais os usuários


Você ainda é do tipo de pessoa que utiliza senhas como "123" ou "amor" no computador ou em serviços online? Pois sabia que mesmo senhas como "w56e@hd$%d" podem ser consideras inúteis com a crescente expansão da capacidade do processamento dos computadores atuais.


O poder de uma placa de video


Um dos setores que mais cresce no mundo da computação é o de jogos e as placas gráficas precisam acompanhar este crescimento para rodar os jogos cada vez mais pesados e realistas. O que muita gente não sabe é que uma das principais caracterísitcas das novas placas gráficas é a capacidade de realizar grandes quantidades de cálculos por segundo, como o chip GF100 da placa de video GeForce GTX 480, capaz de processar cerca de dois trilhões de operações de ponto flutuante por segundo, recurso inpensável em um computador a 10 anos atrás.


O que isso tem a ver com as senhas que utilizamos nos computadores? Segundo o Georgia Tech Research Institute, hackers estariam usando o poder de processamento de placas gráficas para quebrar senhas de usuários através de ataques do tipo brute force.


Um estudo feito pelo instituto mostrou que as unidades de processamento gráficas são extremamente rápidas em códigos de  cracking (quebra) porque são concebidas como computadores paralelos, com diferentes núcleos de processamento trabalhando em vários problemas de uma vez.


Quando a Nvidia lançou um kit de desenvolvimento de software para suas placas gráficas, a empresa forneceu as ferramentas para que os programadores pudessem escrever comandos em linguagem C, dando ordens diretamente a unidade de processamento gráfico, trazendo uma série de novos recursos, incluindo ataques de força bruta em senhas.
Força bruta (ou busca exaustiva) é uma algoritmo  trivial mas de uso muito geral que consiste em enumerar todos os possíveis candidatos de uma solução e verificar se cada um satisfaz o problema. De acordo com o cientista Joshua Davis, ataques de força bruta utilizando essas ferramentas podem ser feitos em um curto tempo, especialmente se a senha envolver palavras curtas, sem caracteres diversos ou letras maiúsculas e minúsculas. Uma senha de apenas 7 caracteres simples podem ser quebrada em questão de dias.

O comprimento é um fator importante na proteção contra a força bruta de uma senha", explicou Davis. "Um teclado de computador contém 95 caracteres, e cada vez que você adiciona um novo caracter a sua senha, a sua proteção sobe exponencialmente 95 vezes."

Abaixo, uma antiga estimativa do tempo necessário para se quebrar uma senha de acordo com a quantidade de caracteres. A estimativa é ultrapassada, pois muitos computadores pessoais hoje, já possuem a capacidade de processar mais de 1 milhão de tentativas de combinação de senhas por segundo.
 Tamanho da senha   Computador Doméstico
  (10 tentativas/segundo)  
 Computador de Grande Porte
  (1 bilhão tentativas/segundo)  
12 segundos1 segundo
21 minuto1 segundo
330 minutos1 segundo
412 horas1 segundo
514 dias1 segundo
61 ano1 segundo
710 anos1 segundo
819 anos20 segundos
926 anos9 minutos
1037 anos4 horas
1146 anos4 dias
1255 anos4 meses
1364 anos4 anos
1473 anos13 anos
1582 anos22 anos
1691 anos31 anos
17100 anos40 anos
Política de Segurança para Senhas

Tamanho mínimo da senha e Complexidade da senha
: A exigência de um tamanho mínimo e a de complexidade (a presença de letras, números, símbolos e maiúsculas/minúsculas) são a principal defesa contra ataques de força bruta ou dicionário. As duas juntas garantem um nível de variação mínimo para tornar um ataque de força bruta demasiado caro ou mesmo inviável.

Complexidade: A senha deve satisfazer a requisitos de complexidade. Não pode ser formada pelo nome da conta de usuário ou parte do nome da conta. Deve possui caracteres de três dos quatro grupos abaixo:

Letras maiúsculas (A-Z).
Letras minúsculas (a-z).
Números (0-9).
Caracteres especiais (!, #, %, $, etc).

Frases Secretas: 
Mas como balancear a complexidade da senha com a necessidade dela ser facilmente lembrada? O uso de frases secretas ao invés de senhas curtas: Por exemplo, a senhaEucompropãoas11hs tem mais força do que dce*(1%& e é muito mais fácil de ser lembrada.

Troca periódica da senha: Forçar a troca da senha periodicamente acrescenta muito pouco em termos de segurança. A origem da troca periódica de senha está no tempo em que o poder computacional para fazer o ataque de força bruta contra uma senha era limitado, e fazia sentido trocar a senha em um prazo menor do que o tempo que em tese seria gasto fazendo o ataque. Nos dias de hoje com o poder computacional existente, a frequencia com que essa troca é feita pode ser menor.

Senhas automaticamente geradas:
 Garante que você não reutilizará nenhuma senha pessoal (senha da caixa postal, do banco, do computador do trabalho, etc). A reutilização de senhas, ou a utilização de uma senha única para todos os sistemas, é uma prática bastante desaconselhada, uma vez que o vazamento da senha em um sistema compromete a segurança de outros.

Cuidados que você deve tomar com logins e senhas


* Evite utilizar o mesmo login em diferentes serviços, evite também utilizar o seu email como login. Saber o login de um usuário é meio caminho andado para uma futura invasão.

* Não revele sua senha para ninguém, nem compartilhe com colegas de trabalho, assistentes ou secretárias, mesmo quando viajar ou sair de férias.

* Não reutilize a senha de um site ou programa em nenhum outro sistema com senha.

* Não envie sua senha por e-mail a ninguém. Os e-mails de recibo de cadastro e lembrança de senha devem ser mantidos em local seguro ou preferencialmente apagados.

* Não escreva sua senha em papel. Decore-a ou utilize-se do recurso ‘Lembrar senha’.

O futuro das senhas

Os sistemas e o poder computacional evoluiram fazendo com que as senhas precisem evoluir também. O uso de geradores de token, autenticação utilizando certificados digitais, validação por hardware ou mesmo biometria são recursos essenciais para o futuro da segurança dos usuários comuns. Foi-se o tempo em que escaneamento de retina ou impressões digitais eram coisa de filmes de ficção científica.
By:Ed.

0 comentários:

Postar um comentário