Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dicas para internautas de primeira viagem

Alguns usuários de computador e internet olham à sua volta e têm a impressão de que são os únicos que não nasceram sabendo tudo sobre computadores e navegação na rede. O número de pessoas nessa situação é maior do que imaginamos, mas elas ficam escondidas sob a vergonha ou medo de perguntarem alguma coisa e serem motivo de piada entre aqueles que se dizem os espertos em tecnologia — mas que muitas vezes têm dúvidas tão primárias quanto aqueles de quem fazem troça.
Sendo assim, este artigo tem o intuito de dar alguns conceitos e dicas sobre internet, para que os usuários mais iniciantes, do tipo que nunca acessou a internet na vida, não tenham dúvidas na hora de navegar. Não vamos dar conceitos que podem ser aprendidos no dia a dia, mas faremos comparações para sanar as dúvidas mais comuns que costumam aparecer quando começamos a mexer na web.
“Internéte”?
Começaremos justamente pelo nome da ferramenta que usamos para nos comunicarmos com o mundo. Internet é o nome dado ao conglomerado de computadores interligados, que possibilita a comunicação de diversos tipos de dados. Já a World Wide Web, ou somente web, é o nome específico do sistema de documentos que pode ser acessado com um navegador, que se comunicará através da internet. Entenda web como os bilhões de páginas que você pode visitar com o seu Internet Explorer, ou outro navegador.
Fechar o Internet Explorer não significa “fechar a internet”. Ele é somente um programa (também chamado de navegador, ou browser), que possibilita que você entre em páginas hospedadas nos computadores ao redor do mundo. Existem outros programas para navegar, como o Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera. Todos eles servem para a mesma coisa, e diferem somente no visual, forma como mostram as informações e ferramentas adicionais disponibilizadas aos usuários.
Navegador VS. Provedor
Navegador não é provedor. Falar que o seu navegador é o UOL, Speedy, BrTurbo, etc., está errado. Estes são nomes de provedores, não navegadores. Conforme já mencionamos, navegadores são programas usados para justamente navegar nas páginas hospedadas na rede. Provedores são empresas que oferecem algum tipo de serviço. Hoje, os provedores estão divididos em dois tipos: provedores de conteúdo, e provedores de acesso. Antes do surgimento da internet rápida, os provedores de conteúdo e de acesso eram uma única empresa, e foi isso que gerou a confusão.
Na internet discada, ou seja, utilizada através da linha telefônica, seu modem precisa discar para o computador do provedor de acesso, que atende a ligação e conecta o computador à internet. Tais provedores também oferecem contas de email e diversos serviços adicionais. Ou seja, são provedores de conteúdo e acesso.
Atualmente, não é mais necessário assinar um provedor de acesso para poder se conectar à internet, pois a estrutura necessária já está presente nas próprias empresas que fornecem o serviço de acesso rápido. Isso fez com que houvesse a separação dos tipos de serviço, acabando com a distinção de provedores de acesso e conteúdo, pois os provedores de acesso foram extintos. Como exemplo, o UOL, entretanto, continua sendo um provedor de acesso e conteúdo, pois ele ainda oferece acesso para modens discados. Porém, no caso de internet rápida, o UOL só serve como provedor de conteúdo.
Dessa forma, não é mais necessário assinar um provedor para poder entrar na internet, caso você tenha internet rápida em casa. Algumas empresas, no entanto, fazem acordos com os provedores de conteúdo, no intuito de agregar serviços adicionais ao do serviço de acesso. Outras empresas já preferem obrigar o usuário a assinar um provedor, o que é contra a lei, pois configura venda casada.
Resumindo: seu MSN utiliza a internet, seu antivírus utiliza a internet, bem como a maioria dos programas atuais utiliza a rede para realizar alguma tarefa. Você estará conectado à internet assim que o seu modem começar a se comunicar com o computador central da operadora que você escolheu, não quando abrir o Internet Explorer.
Email VS. Site
Email não é site. “Www” e “http” não combinam com o símbolo “@”. Email é um sistema de troca de mensagens que utiliza a internet para ser enviado. Seu endereço de email não é um site, mas se você utiliza o Gmail, por exemplo, vai precisar abrir o site do Gmail para acessá-lo. O nome disso é webmail, pois para entrar nele, você precisa abrir o seu navegador web. O Símbolo “@” é totalmente arbitrário, ou seja, foi escolhido mais pelo seu formato, para separar nome de usuário de nome de serviço.
Para acessar qualquer site, você deverá digitar o endereço correspondente na barra de endereços do seu navegador. A imagem abaixo ilustra a diferença. O endereço do site está destacado em verde, e o endereço de email está destacado em vermelho. Repare que endereços de email nunca são digitados na barra de endereços do navegador. Eles só funcionam quando utilizados nos campos de destinatário, quando você estiver escrevendo uma mensagem.
http://edthespecialist.blogspot.com/http://pt.wikipedia.org
http://tudogostoso.uol.com.br/
Exemplos de endereços de email:
tiraduvidas@bxk.com.br
info@tudogostoso.com.br
Hoje em dia, os webmails, ou seja, emails que podem ser acessados pelo seu navegador, seja Internet Explorer ou outro, estão no auge por oferecerem maior segurança e deixarem seus dados protegidos contra qualquer tipo de perda. Assim, se você formatar o computador, não vai perder nada, pois as mensagens ficam salvas no computador do serviço de email que você escolheu.
Muitas pessoas utilizam programas como o Microsoft Outlook para gerenciar seus emails. Esse tipo de software oferece recursos adicionais de email, como cancelar mensagens já enviadas. Atualmente, programas assim são mais utilizados em empresas. Os webmails costumam ser mais dedicados a usuários domésticos, e cumprem seu papel perfeitamente.
Com ou sem www?
Nem todos os sites que você visita precisam que seja digitado o “www” na frente. Experimente digitar somente “baixaki.com.br” no seu navegador e veja o que acontece. Seu navegador mudará automaticamente para “http://www.baixaki.com.br”. Isso acontece por duas razões: a primeira é que todo endereço que você digitar, caso não seja preenchido o “http://”, ele será completado pelo navegador, pois não existe endereço de site sem o “http://” na frente.
Para alguns endereços, seu navegador não colocará o “www”. Na verdade o trabalho não é nem feito pelo navegador, mas pelo computador que hospeda o site que você está tentando visitar. Dependendo de uma série de recursos técnicos, pode ser que o site precise ou não do “www” na frente. Alguns sites até nem são acessíveis se você digitar o www, e existem casos em que com o www é uma coisa e sem é outra totalmente diferente. Veja o exemplo abaixo:
Digite o texto a seguir, exatamente como ele aparece, e tecle ENTER: saraiva.com.br
Depois, ainda na barra de endereços do navegador, digite www.saraiva.com.br, e tecle ENTER.
Você perceberá que o primeiro gera uma mensagem de erro e o segundo é redirecionado para o endereço “www.livrariassaraiva.com.br”. Isso acontece porque as Livrarias Saraiva não têm a propriedade do endereço “saraiva.com.br”, mas somente do “www.saraiva.com.br”. Existem organizações que tentam padronizar todos os endereços, seja retirando completamente o “www”, seja colocando-o em todos os endereços. Portanto, se você digitar um endereço sem o “www” e aparecer algo inesperado, tente digitar o endereço sem esse prefixo.
Perca a vergonha
Espero ter sanado algumas dúvidas dos usuários do nível mais básico possível, de uma forma simples e sem grandes definições técnicas. Caso você ainda tenha dúvidas, não tenha vergonha, utilize o sistema de comentários na pagina de contato.
By: Ed.

0 comentários:

Postar um comentário