Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ataques de roubo de dados e redes zumbi continuam em alta na América Latina


Durante o mês de novembro, as botnets, conhecidas como "redes zumbi", foram o grande destaque em ameaças virtuais. O worm Koobface sofreu um forte golpe ao perder alguns de seus centros de comando, a partir dos quais são controlados computadores infectados através de links maliciosos em redes sociais. A rede Bredolab, que foi desmantelada no dia 25 de outubro, ainda se mantém viva através de novas variantes de malware que estão infectando mais computadores.
Essas são algumas informações do relatório mensal do Laboratório de Análise e Investigação de Ameaças da ESET América Latina referente a dezembro, que também detectou uma botnet de origem argentina. Neste caso, por meio de técnicas de engenharia social, a ameaça se propaga através de mensagens instantâneas. Uma vez infectado, o sistema fica disponível aos comandos do administrador da rede zumbi.
Seguindo a tendência que se manifestou durante todo o ano de 2010, durante novembro foi detectado um forte aumento na propagação de malware regional, especialmente na América Latina. Ou seja, ataques que utilizam técnicas de engenharia social são direcionados a determinados países ou regiões. Assim foi o caso de uma campanha de malware desenvolvida na Venezuela, que se propagava através de mensagens de e-mail fazendo menção a uma suposta fraude nas eleições parlamentares.
Foram reportados ainda novos ataques de phishing, com roubo de informação pessoal e financeira do usuário por meio do uso da imagem de empresas de confiança. Um desses casos consistiu no envio de um e-mail falso indicando ao usuário a possibilidade de concorrer a descontos e benefícios de três conhecidas bandeiras de cartão de crédito. Este ataque foi direcionado a usuários do Brasil, já que a mensagem estava escrita em português brasileiro.
Em outro dos casos de phishing em destaque neste mês, o usuário recebia um e-mail que informava sobre o bloqueio de sua conta bancária e solicitava sua ativação acessando assim informação confidencial. Este foi um ataque desenvolvido para atingir os chilenos, já que visava obter os dados de clientes de um importante banco do país.
"Devido ao aumento no desenvolvimento de malware regional, especialmente na América Latina, é importante que os usuários estejam cientes de adotar boas práticas de navegação pela Internet e mantenham-se informados sobre as ameaças", avisa Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil. "Um usuário devidamente capacitado e bem informado em matéria de segurança tem menores possibilidades de ser vítima de um ataque informático e representa uma barreira para o circuito de propagação de qualquer tipo de ameaça", complementa.
Confira o ranking de ameaças virtuais da ESET no mês de novembro:
eset

0 comentários:

Postar um comentário