Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Proteja-se dos vírus e crimes na internet


Você sabia que a população brasileira é a segunda que mais sofre golpes na web? De acordo com o relatório da fabricante de softwares de segurança Norton, mais de três quartos dos usuários de internet no Brasil já foram vítimas de vírus de computador, fraudes de cartão de crédito online e roubo de identidade. Segundo o estudo, 65% dos internautas de todo mundo já foram afetados por algum crime cibernético. Mas o mais curioso é que apenas 3% das pessoas acham que esse tipo de prática poderá acontecer com elas e 80% não acreditam que o responsável pelo crime poderá responder judicialmente pela ação. Mesmo expostos ao risco, o relatório revela que 49% dos internautas adultos afirmam que não mudariam seus hábitos caso fossem vítimas.

Mas afinal, o que se pode fazer para não se tornar uma vítima? Hoje eu dou  algumas dicas sobre como proteger o seu computador dos crimes e vírus da internet e aponta os 10 “mandamentos” para uma navegação segura.

Opções de softwares
Todos os softwares antivírus que tenham integrado outro programa chamado firewall são projetados para impedir a entrada de invasores no seu computador, sejam eles vírus ou hackers. Eles são programas que procuram por outros programas (os vírus). Mas o que o usuário deve saber é que um único software não poderá protegê-lo completamente. O representante técnico da Terabyte Centro Tecnológico Digital, Rudinei Medeiros, explicou a eficácia de cada um dos programas, acompanhe:

Antivírus

Este software é encarregado de detectar e prevenir a entrada dos vírus mais comuns no seu computador, como o Cavalo de Troia (que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet). Existem diversas opções do produto no mercado, mas existem algumas diferenças no preço e na forma como ele irá identificar o vírus.

Antimalware
O malware, proveniente do inglês malicious software, é um vírus que entra no computador e pode gerar diversos problemas no Windows, causar lentidão e a abertura de janelas indesejáveis enquanto o usuário navega pela internet. O anti-malware é o programa específico que cuidará de combater esses vírus.

Antispyware
O Spyware é um programa automático de computador, que recolhe as informações sobre o usuário, sobre seus acessos na internet e transmite as informações para um determinado lugar fora da rede. Muitos hackers usam esses programas para roubar dados confidenciais dos usuários, pois com esse programa, eles conseguem entrar no seu pc sem o seu consentimento e, até mesmo, sem o seu conhecimento. Assim, é possível que o criminoso cibernético veja suas atividades online. Se você acessa sua conta bancária, ele conseguirá identificar a sua senha e, depois, poderá efetuar crimes, por exemplo.

Antirootkit

Rootkit é um vírus que se camufla e impede que seu código seja encontrado pelos antivírus. Isso acontece porque suas aplicações têm a capacidade de interceptar as solicitações feitas ao sistema operacional, podendo alterar o seu resultado. Desta forma, quando o Windows, por exemplo, fizer um pedido para abertura de um arquivo, seja a mando do antivírus ou do usuário, o rootkit intercepta os dados e faz a filtragem dessa informação, deixando passar apenas o código não infectado. Tanto antivírus como outras ferramentas estarão impossibilitados de encontrar o arquivo espião.

Os 10 mandamentos para uma navegação segura

1º - Evitar acessar links duvidosos que chegam por e-mail
2º - Evitar acessar links de redes sociais sem ter certeza de que a fonte é segura
3º - Cuidar os tipos de site que você irá acessar (veja a lista dos 10 mais perigosos abaixo)
4º - Manter o antivírus atualizado
5º - Fazer verificação com o antivírus uma vez por semana
6º - Ter um antivírus com segurança de internet agregada
7º - Ter um programa contra malware
8º - Cuidar para não instalar softwares piratas
9º - Evitar programas de origem desconhecida
10º - Fazer backups uma vez por semana

Os 10 sites mais perigosos da rede segundo o Google

Você já acessou algum desses sites? De acordo com o Google, essas páginas são as mais perigosas da internet e podem, até mesmo, danificar o computador do internauta. A análise do buscador garante que existem mais de 4.000 sites que podem colocar em risco seu pc.

1º - 38zu.cn
2º -Googleanalytics.net
3º -Lousecn.cn
4º - Fqwerz.cn
5º - Goooogleadsence.biz
6º - 94.247.2.195
7º - Gumblar.cn
8º - D99q.cn
9º - Orgsite.info
10º - Martuz.cn
By:Ed.

0 comentários:

Postar um comentário