Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Android se destaca no mercado americano de smartphones

Embora o Google tenha registrado um aumento de 5% no segmento, ele ainda continua atrás das líderes RIM e Apple


Enquanto grandes empresas como RIM, Microsoft e Apple vêm perdendo participação no mercado norte-americano, o Google mostrou que está com a bola toda no segmento de smartphones. De acordo com uma análise feita pela empresa comScore, o uso do Android cresceu 5% entre maio e junho deste ano, elevando a participação da gigante de buscas em dispositivos móveis para 17%. 

Embora a maré esteja boa para o Google, a liderança no segmento de smartphones ainda continua com a Research in Motion (RIM), que abocanha 39,3% de participação no mercado, seguida pela Apple, com 23,8%. Depois vem o Google, seguido pela Microsoft (11,8%) e Palm (4,9%).

Com o lançamento do iPhone 4, a expectativa era que a Apple alavancasse suas vendas, no entanto, apesar da empresa já ter dito que a recepção do gadget pelos usuários está sendo boa, a empresa de Steve Jobs teve uma queda de 1,3% no período estudado. 

Analistas acreditam que um dos motivos disso é o fato da Apple não ter feito contrato com algumas das maiores operadoras de celular, como a Vodafone e a Verizon, algo que a empresa terá que mudar se quiser manter o iOS à frente do Android. Já no caso da Microsoft, que registrou queda de 2,2%  e da RIM (1,8%), seria devido à primeira ainda não ter lançado o Windows Phone 7 e a RIM apresentar novidades em um ritmo muito lento para o mercado. Outro fator a ser observado é que o estudo foi feito tendo como base somente o primeiro mês em que o iPhone 4 foi lançado nos EUA. 

Ainda de acordo com o relatório, dois em cada três usuários de celular nos EUA (66%) trocam mensagens de texto (SMS), 33,6% navegam na internet (um avanço de 2,5% em comparação com os três meses encerrados em abril), 31,4% fazem o download de aplicações, 22,3% usam o celular para jogos e 21,8% para acessar redes sociais e blogs.  

O uso de smartphones por americanos com 13 anos ou mais cresceu 11% em comparação com fevereiro e abril de 2010, atingindo 53,4 milhões de usuários. 

By: Ed.

0 comentários:

Postar um comentário