Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Entendendo a segurança das contas de usuário do Windows

O Windows Vista e o novo Windows 7 possuem um sistema especial de controle de contas dos usuários, diferente de tudo o que existia nas versões anteriores do Windows. Todos os programas são executados por padrão com uma conta limitada, mesmo quando rodados com conta de administrador. Para efetivamente rodar um programa com direitos de administrador, é necessário aprovar conscientemente isso.
Um sério problema existe há muito tempo, que é a principal falha que permite que vírus, spywares e malwares em geral sejam instalados no Windows, a permissão de execução no sistema. O UAC (User Account Control) ou controle de conta do usuário foi criado para que o usuário precise autorizar manualmente a execução de programas no Windows, aquela famosa telinha chata que aparece cada vez que tentamos modificar algo no sistema.
As execuções são divididas em processos que podem criar COM objects como administrador, os próprios COM objects criados e uma lista de 70 processos autorizados pelo Microsoft. Como um modo de não "chatear" demais os usuários, a "lista branca" são processos que podem ser executados sem a autorização prévia do usuário.
Vírus fazem a festa no Windows 7
A verdade é que este tipo de controle já se provou totalmente falho se o nível de segurança do UAC for deixado como padrão. A Sophos, um dos principais laboratórios de segurança em tecnologia testou e confirmou que o UAC do Windows 7, em seu nível de controle padrão, permite a execução de 8 em cada 10 vírus testados, ou seja, em cada 10 vírus injetados no sistema, 8 conseguiram autorização para agir livremente.


No Windows 7, no nível padrão do UAC, algumas aplicações não pedem elevação, ou seja, rodam diretamente com direitos administrativos. Isso permite que outros programas sejam rodados como administrador sem passar pela confirmação, com injeção de código.
Aumentar ou não o nível de controle?
Cria-se um paradoxo, o que fazer se os níveis de proteção padrão não adiantam e os níveis de proteção máxima inviabilizam o bom uso do sistema? A melhor forma de se prevenir usando o Windows 7 é configurar o UAC para sempre avisar, deixando a proteção no máximo. Com isso ele trabalha de forma parecida como é no Vista, sem dar direitos administrativos a aplicações do próprio Windows.Quem usa o Windows 7 com o UAC no nível padrão já deve ter percebido que, algumas ações que antes no Vista exibiam e pediam confirmação, no 7 rodam diretamente. Para aumentar o nível de segurança do UAC do Windows:
1. Vá em Executar ou na barra de buscas que serve como executor e digite: UAC
2. Aumente o nível de notificação do sistema para Máximo.
Sacrificando a segurança pela usabilidade

Eu não clico em qualquer coisa, tenho um bom anti-vírus e sou um usuário experiente que não quer se chatear com as perguntas da Microsoft, o que fazer? Você pode mudar a frequencia com que o UAC faz perguntas ao usuário:
1. Vá em Executar ou na barra de buscas que serve como executor e digite: UAC
2. Aumente o nível de notificação do sistema para Nunca Notificar.
Códigos desativam a proteção do Windows

Agora estou completamente seguro? Infelizmente não! Além de artigos discutindo e questionando a eficácia do controle de usuários do Windows, já existem códigos na internet criados por um garoto de 12 anos que simplesmente desativam o UAC do Windows, ou seja, nem com nível máximo de proteção você estará 100% seguro.
By:Ed.

0 comentários:

Postar um comentário