Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Melhor desfragmentador de disco (HD), prático e leve

O Auslogics Disk Defrag, um dos melhores, se não o melhor desfragmentador de disco. Um excelente utilitário para otimizar discos rígidos (HD).


O programa se encarrega de reconhecer automaticamente todos os discos rígidos da máquina. Tudo em seu devido lugar, as informações principais se encontram na parte de cima e os dados logo abaixo. Para iniciar uma nova desfragmentação, escolha a unidade que deseja desfragmentar e clique sobre o botão “Desfragmentar”.

Para baixar "Clique aqui"
By:Ed.

Como Sincronizar favoritos automaticamente em diversos navegadores

Com o Xmarks é possivel sincronizar seus favoritos em diversos micros e navegadores, utilizio em todos, assim tenho todos meus favortos em qualquer lugar. Suporta os seguintes navegadores: - Firefox - Internet Explorer - Mac OS X 10.5 (Leopard) - Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) - Chrome Se você estiver gostando das minhas dicas e quiser receber os novos posts...é só deixar um comentário ali embaixo ok.

domingo, 30 de maio de 2010

Intel lança novos processadores destravados para overclock

A Intel anunciou os novos processadores Core i5-655K (dual/4MB L3) e Core i7-875K (quad/8MB L3). Ambos são processadores da série K, destravados para overclock e produzidos através do novo processo de fabricação de 32 nanômetros.

As velocidades dos 2 processadores são, respectivamente, de 2.93GHz e 3.2GHz. Com a tecnologia Turbo, já embutida nos processadores, eles chegam oficialmente a até 3.46GHz e 3.6GHz. Com métodos de resfriamento e multiplicadores destravados, as velocidades atingidas são ainda mais altas que isso.

O Core i5-655K chegará às lojas custando US$216 nos EUA, e o Core i7-875K tem preço sugerido de US$ 342.

Mas atenção! A prática de overclock só é indicada para usuários experientes e empresas  integradoras de sistemas! By:Ed.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Intel anuncia nova linha de processadores

A Intel anunciou hoje, 25/05,  sua nova linha de processadores para notebooks ultraleves. Contando com edições específicas dos chips Core i3, i5 e i7, os processadores são capazes de operar em baixo consumo de energia com ganhos de performance bastante significativos em relação aos atuais Core 2 Duo.
Com a baixa voltagem do Core i7, um notebook ultraleve pode ter 32% a mais de desempenho que os processadores da geração anterior  e uma redução de 15% no consumo de energia, dando oportunidade para produtos com maior autonomia de bateria ou em formatos de menores dimensões.
A empresa ainda não divulgou o preço dos processadores, mas garante que os novos componentes darão origem a computadores bem acessíveis aos usuários dentro da categoria.
By:Ed

domingo, 16 de maio de 2010

Nova carteira de identidade será testada em outubro!

Conheça o RIC, sua nova carteira de identidade

Por Ed Sousa
Até 2017 o Governo Federal espera que 150 milhões de pessoas tenham sido recadastrados no RIC, projeto que contempla um documento único e com chip para todos os brasileiros.
O uso de chips para identificação já é bastante comum em cartões de bancos, pois além da praticidade eles também conferem mais segurança às transações bancárias. E essa realidade dos chips parece finalmente ter chegado à identificação civil.
Em 2009, o Governo Federal começou a colocar em prática o RIC – Registro Único de Identificação Civil -, um projeto que, quando totalmente implementado, prestará um registro único para todos os cidadãos brasileiros. Este número ficará guardado em uma central de informações e será utilizado sempre que for necessário criar um novo documento.
Além disso, o projeto contempla ainda um documento único, a “nova carteira de identidade”, no qual estarão presentes o número do seu RIC, bem como de todos seus outros documentos. O documento será semelhante a um cartão de crédito, contando ainda com um chip com diversas informações a seu respeito, como altura, impressões digitais, etc.
O sistema RIC
Este novo documento, instituído pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997, foi criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro. Com ele você será cadastrado em uma central nacional de informações, com todas as suas informações datiloscópicas, fotografia 3x4, números de documentos (RG, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação) e também dados como altura e cor dos olhos.
O RIC só foi viabilizado por meio de um investimento de 35 milhões de dólares feito pelo Governo Federal em 2004, na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (o AFIS, do inglês Automated Fingerprint Identification System). Esse sistema foi repassado ao Ministério da Justiça, o responsável pela identificação dos cidadãos, que planeja que até 2017 o total de 150 milhões de brasileiros façam parte do RIC.
O que muda?
Um registro único confere mais praticidade na confecção de novos documentos e na identificação dos cidadãos. Com ele, você poderá retirar uma nova via de qualquer documento em qualquer estado da Federação, com a garantia de manter os mesmos dados e também o mesmo número de documento.
Através do número do seu Registro de Identificação Civil, dados e informações referentes a todos os seus documentos são acessados rapidamente, o que também deve agilizar o processo de disponibilização de novos documentos.
Ou seja, ao invés de ter que informar seu número de CPF, RG, título de eleitor e tantos outros documentos que existem, apenas uma única sequência numérica dará conta de tudo o que é preciso saber acerca de sua identidade civil.
Um novo documento?
Também faz parte do projeto RIC a implantação de um documento único (e não somente um registro único). Isso significa que não será mais preciso carregar uma série de documentos para cima e para baixo, mas sim apenas um deles: o RIC, um cartão de policarbonato de alta resistência, semelhante aos de bancos, com um chip contendo informações civis (número de documentos) e de seu biótipo (cor de olhos, altura, impressões digitais, etc.).
Para retirar o seu RIC serão coletadas suas impressões digitais através de um scanner (não será mais preciso sujar os dedos!), fotografia, assinatura, além dos dados do biótipo citados acima. No cadastro constarão os números de todos os documentos que você possui e todas essas informações estarão dentro do chip presente no novo documento.
Seus antigos documentos de papel ou plástico ainda continuarão a valer normalmente, mesmo após a retirada do Registro Único de Identificação Civil, até porque a retirada do novo documento é facultativa, segundo a Polícia Federal. Ou seja, o novo cadastramento será realizado com todos os brasileiros, mas o documento só terão aqueles que desejarem.
Mais segurança contra falsificações
Quando se fala em aparatos tecnológicos a serviço da cidadania, principalmente quando se trata de identificação, talvez a primeira coisa que venha à cabeça de muitos seja a segurança. Durante a leitura deste texto você deve ter se perguntado: “mas se tudo ficará guardado em um chip, e se ele for violado, falsificado, copiado?”. Pois segundo o Ministério da Justiça, o chip vem para justamente evitar as fraudes.
Além da segurança presente neste dispositivo, o documento único será confeccionado sob medidas de segurança avançadas, em um documento de seis camadas, com impressão com tintas especiais sobre fundos complexos, além de o cartão contar com marcas d’água, o que tornaria a falsificação algo extremamente difícil, praticamente impossível.
Sem sujar as mãos na hora do registro datiloscópicoE o que eu ganho com tudo isso?
Vamos pontuar alguns pontos positivos desta nova carteira de identidade. Talvez a primeira e principal delas seja a praticidade conferida por um registro único, que nos livrará de ter que informar várias sequências de números toda vez em que um cadastro for realizado, ou então tirar várias cópias de diversos documentos para motivo semelhante. Depois do RIC uma só sequência numérica será o suficiente.
Outro ponto interessante é a praticidade para retirar novas vias. Se você mora fora de seu estado de origem e já precisou retirar novas vias de seus documentos, já sentiu na pele a burocracia para conseguir alguns deles, como RG e título de eleitor. Com o RIC, por meio do número, será possível fazer isso em qualquer estado brasileiro sem maiores dificuldades.
A segurança também é ponto-chave deste novo projeto. Ficará ainda mais difícil falsificar documentos, pois um chip presente no cartão garantirá a autenticidade das informações ali prestadas. Além disso, no verso do cartão estarão presentes uma série de códigos e também uma pequena reprodução da foto do cidadão, mais dois obstáculos contra falsificadores.
Por fim, a impressão a laser em um cartão de policarbonato preparado especialmente para isso evitará que o cartão se desgaste ou quebre com facilidade. Este tipo de impressão não é removido com produtos químicos e, além de ajudar a proteger contra fraudes, garante ainda a durabilidade e a legibilidade do documento. É o Brasil um passo adiante de outras nações quando o assunto é identificação civil.
E quando isso será realmente implementado?
Como já foi dito, desde 1997 o projeto circula pelos corredores da câmara e senado brasileiros e somente no ano passado, 2009, começou a ser realmente divulgado o seu real intuito.  Após 13 anos, finalmente começam a ser dadas informações concretas acerca do lançamento da tecnologia.
O Rio de Janeiro será o primeiro estado a implementar a nova tecnologia, a partir de outubro, mas somente em dez anos o RIC deve passar a atingir a imensa maioria da população brasileira. Até que todos tenham acesso ao Registro.
Por enquanto apenas as primeiras vias do documento serão emitidos no novo formato, ou seja, reimpressões ainda estarão sendo distribuídas no formato antifgo. Até lá, o RG ainda valerá como documento oficial de identificação no Brasil.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Arquitetura 32 ou 64 bits, qual utilizar?

Atualmente, há dois tipos de processadores a venda: processadores do tipo 32 bits (são os processadores mais antigos, como o Pentium 4 e o Athlon XP) e do tipo 64 bits (como os mais recentes Athlon X2 e Core2Duo).
A Intel por exemplo, oferece linhas como o Pentium D e Pentium 4 para desktops e a Celeron M para notebooks, que trazem a arquitetura de 32 bits. Já a série Intel Core 2 Duo tanto para PCs de mesa quanto para laptops rodam a 64 bits e contam com núcleo duplo.

No caso da AMD, praticamente todas as suas linhas de processadores contam com arquitetura de 64 bits. São elas: Sempron, Athlon 64, Athlon X2 64 (núcleo duplo) e toda a linha FX. Para notebooks, AMD Turion 64 bits e AMD Turion 64 X2 (núcleo duplo). A exceção fica por conta dos modelos Sempron Mobile, também usados em notebooks, que possuem 32 bits. Todos os processadores contam ainda com uma tecnologia  que permite aos chips da marca com arquitetura de 64 bits rodar aplicações de 32 bits com velocidade máxima.
Isso faz com que os processadores de dois núcleos devam utilizar sistemas de 64 bits? Não extamente, a recomendação de uso existe porque a capacidade de processamento será melhor aproveitada.
Os chips de 64 bits são mais velozes que os de 32 bits? Sim e não. Isso porque um chip de 64 bits, trabalha com uma quantidade maior de dados, sem necessariamente ser mais veloz que um modelo de 32 bits. A maioria dos programas,mesmo os de 64bits, como editores de texto ou planilhas trabalham com valores suportáveis para ambos os chips, sem que necessariamente haja um comprometimento na velocidade.
Memória

Processadores 64 bits conseguem reconhecer (controlar) uma maior quantidade de memória RAM.
Os números 32 ou 64, indicam o número de bits que o processador consegue utilizar para efetuar cálculos como a indicação de constantes ou endereços de memória/dispositivos que funcionem por interrupções, que também serão constantes numéricas.
Assim, calculamos que 2 elevado a 32 = 4294967296 posições de memória. Dado que cada posição de memória é constituida por 8 bits = 1 byte teremos os 4294967296 bytes de memória para endereçar.
Efetuando as devidas conversões:
4294967296 B = 4194304 KB = 4096 MB = 4 GB

Dai podemos concluir que o limite de memória para 32 bits é de 4 GB.

Já para 64-bits: 2 elevado a 64 = 18446744073709551616 B = 18014398509481984 KB = 17592186044416 MB = 17179869184 GB = 16777216 TB = 16384 PB = 16 HB.

Isto são 16 exabytes de memória, mas como ainda não chegamos nesse patamar, digamos que os 64bits por enquanto endereçam até 128GB.
Segurança

A segurança também é reforçada na versão 64 bits, até porque alguns vírus não trabalham com a arquitetura de 64 bits, fato que já reduz significativamente a quantia de pragas. Além disso, os novos processadores trazem recursos únicos, os quais quando usados em um sistema 64 bits reforçam mais a segurança do hardware.
Todo sistema operacional possui um conjunto de instruções principais, o qual é conhecido como Kernel. Nas versões 64 bits de algumas versões mais novas de sistemas Windows e Linux, o Kernel é protegido contra ataques e não é passível de alterações sem a autorização do Administrador. Isso gera mais segurança e menos problemas ao instalar novos softwares.
Programas

Outra questão relevante é quando ao aproveitamento que o software pode tirar do hardware de 64bits. Assim como o processador e o sistema conseguem trabalhar em arquitetura de 64 bits, os programas também têm adquirido tal característica. Evidentemente, para executar um programa do tipo 64bits você só pode utilizar um sistema 64bits, já os programas 32 bits (a grande maioria, por enquanto) funcionam em ambas as versões. Quanto aos programas mais antigos, os antigos programas de 16 bits, já não são mais suportados por alguns sistemas de 64bits, o que é um ponto positivo do 32bits.
Hardware compatível

Os drivers dedicados aos sistemas de 32 bits podem não funcionar em sistemas de 64 bits. Portanto, antes de pensar em atualizar seu computador para a nova tecnologia, certifique-se de que seus itens de hardware possuem drivers preparados para o sistema 64 bits. Outro fator relativo aos drivers é a assinatura digital que deve estar presente em todos eles, pois alguns sistemas de 64 bits não permite instalar drivers sem a tal assinatura.
Consideração Final

Hoje a grande maioria dos computadores que saem de fábrica são multicore, ou seja, possuem mais de um núcleo e a arquitetura de 64 bits. Se você pode instalar um sistema como o Windows 7 64bits ou uma das várias distribuições Linux 64, aproveite e utilize a tecnologia pela qual você pagou.
Alguns boatos já falam em sistemas de 128bits na próxima versão do Windows e certamente Mac e Linux não ficarão para trás.
By:Ed.

3D em 22 milhões de casas de todo o mundo até 2015

A nova onda das TVs 3D promete invadir os lares. De acordo com um estudo feito pela Informa Telecoms & Media, em um período de apenas cinco anos, os aparelhos 3D estarão presentes em aproximadamente 22,5 milhões de casas de todo o mundo, o que representa 1,6% do total.

O estudo diz ainda que a Copa será uma excelente oportunidade para introduzir a tecnologia nos lares, visto que o futebol possui um público muito maior que o das produções cinematográficas como Avatar e Alice, por exemplo.

Como nem tudo é perfeito, a tecnologia encontrará, no entanto, alguns entraves para a sua popularização. A necessidade do uso dos óculos especiais, a falta de conteúdo disponível e os altos custos de produção são alguns dos problemas para os quais o 3D terá que buscar soluçoes nos próximos anos.

De acordo com estimativas, serão 9,2 milhões de televisores na América do Norte, 6,8 milhões na Europa ocidental e 4,6 na região asiática. Já por essas bandas, não se tem números, algo previsível tendo em vista o alto preço que os eletrônicos chegam aqui.
By:Ed.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Envie fax gratuitamente pela internet

Se hoje em dia o email é o primo moderno da comunicação, existem ainda muitas pessoas/empresas que utilizam o fax como um modo de troca de informações e documentos.
Através do serviço gratuito MyFax é possível enviar um fax diretamente do navegador, disparando arquivos Word (.doc), Powerpoint, PDF, TIF, GIF, JPEG ou simplesmente uma mensagem digitada diretamente na página, como um telegrama, desde que o arquivo não exceda 10 páginas ou o máximo de 10MB. Alguma vez você precisou pedir o "sinal de email" antes de enviar uma mensagem? Pois é, o fax tem suas desvantagens. :)By:Ed.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cybercriminosos vendem dados pessoais por R$ 1,75

Suas senhas bancárias, números de cartão de credito e senhas de contas on-line são informações muito valiosas para você, mas saiba que isso pode ser vendido a preço de banana pelos criminosos virtuais. De acordo com um levantamento feito pela empresa de segurança Symantec, crackers vendem esses dados extraidos de contas de e-mais comprometidas por irrisórios R$ 1,75.

"Assustadoramente, scammers poderiam ter acesso a todas as suas senhas por um valor menor que um chocolate", diz Fabiano Tricarico, gerente nacional de vendas da Symantec no Brasil.

A Symantec recomenda aos internautas que nunca cliquem em links supostamente enviados pelo banco, instituição financeira ou outras empresas que consultem os extratos bancários regularmente e não ignorarem qualquer movimentação estranha, mesmo que seja pequena. Isso porque os criminosos tendem a retirar pequenas quantias de sua conta bancária durante um longo período de tempo, na esperança de que o golpe passe despercebido.
By:Ed.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Solução para o Pacote de Escritório 2003/2007

Primeiramente, como uma forma de evitarmos problemas com grandes empresas de desenvolvimento de software, não utilizaremos neste post expressões diretas que associem este conteúdo a habilitação de programas pagos de forma não autorizada. Tio Google está sempre monitorando e o Tio Ballmer está sempre assistindo.
O método discutido em questão se mostrou eficaz em remover travas e operacionalizar de forma definitiva o uso do Pacote de Escritório, tanto para a versão 2003, quanto 2007.
Instruções:
1. Certifique-se que o Pacote de Escritório está instalado corretamente e utilizando qualquer chave inicial. Caso você não possua uma chave, procure no Google, você encontrará milhares.
2. Faça o download do programa de habilitação, mas antes desative qualquer tipo de proteção antivírus, spyware ou o programa será barrado pelo mesmo. O pacote possui um instalador que substitui arquivos de verificação do sistema, por isso é considerado como nocivo, mas não apresenta perigo algum, pode instalar sem medo.
3. Execute o programa e esta tela será exibida, pressione qualquer tecla para continuar.
4. Em seguida, não se assuste! O programa irá abrir aquele navegador de qualidade duvidosa e requisitar a instalação de uma ferramenta que testa se o seu pacote de escritório não é, digamos, ilícito. Execute o complemento e siga todas as instruções da página até o término da comprovação. Neste momento o navegador irá instalar os componentes que logo depois serão modificados pelo nosso programinha de habilitação.
5. O programa irá requisitar que o navegador seja fechado para continuar e fará as modificações necessárias para habilitação.
Pronto! O seu Pacote de Escritório se encontra habilitado, sem nenhum tipo de restrição e apto a receber atualizações.
O método em questão já circula faz um tempo e está sempre em constante atualização. Já existem até versões mais atualizadas na página do seu desenvolvedor. A versão utilizada nesta dica já foi testada e por isso é recomendada, mas quem se habilitar a utilizar as novas versões disponíveis, por favor, publique o resultado nos comentários.
By:Ed

52% dos usuários arriscam-se na web

Muito cuidado com as informações que você anda deixando nas suas redes sociais, um estudo conduzido pela revista norte-americana Consumer Reports  aponta que 52% dos usuários postam  dados potencialmente perigosos à sua segurança, como endereços residenciais, datas de nascimento completas e informações sobre os filhos.

A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas nos EUA e 38% delas declararam postar a data de nascimento completa em sites como o Facebook e MySpace, algo que pode ser usado em roubos de identidade. Outros 8% disseram ainda ir mais longe e postar o endereço residencial.

Só no Facebook, 42% postaram data do nascimento, enquanto 7% colocaram endereço residencial.  Já 3% disseram quando estariam fora de casa, um prato ladrões de imóveis.

Outro dado preocupante é que 23% dos usuários do Facebook desconhecem as ferramentas de proteção de privacidade disponíveis na rede social e outros 26% colocaram nomes dos filhos e fotos, o que poderia expor as crianças a pedófilos.
By:Ed.