Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 24 de maio de 2009

Cyber-criminosos simulam redes sociais para espalhar malware



A Websense, Inc. anuncia os resultados da nova pesquisa preparada pelo Websense Security Labs™ que revela uma crescente tendência na clonagem de registros de domínios por parte dos cyber-criminosos, tirando proveito do grande número de usuários de redes-sociais, em particular o Facebook, MySpace e Twitter.

Cada vez mais os criminosos utilizam-se de domínios com nomes que incluem palavras como Facebook, MySpace, Twitter e Orkut, sem conexão alguma com os sites reais, na tentativa de ludibriar os usuários para roubar senhas e informações ou forçá-los a fazer download de código malicioso. Uma pesquisa realizada pelo Websense Labs sobre uma análise da base de dados de URLs da própria Websense, indica que existem mais de 200.000 websites falsos que utilizam os os termos Facebook, MySpace ou Twitter em suas URLs.

Uma análise mais avançada conclui que os hackers estão clonando estes domínios para burlar as medidas de segurança implementadas pelas empresas para filtrar o domínio original em um ambiente de negócios. A maioria dos domínios são websites que tentam burlar proxys que são utilizados para enganar a tecnologia de filtro de Web. O Facebook teve um aumento significativo, nos últimos seis meses, de 276 por cento em relação a novos usuários cadastrados com faixa etária que vai dos 35 aos 54 anos e de usuários que acessam redes sociais do trabalho. Desse modo, foi o website mais utilizado pelos hackers para enganar os visitantes (cerca de 150.000 URLs falsas).

“Estas novas ameaças ilustram que os hackers continuam com a preferência pelo Facebook, MySpace e Twitter, além de outros sites de redes sociais, por três razões: popularidade – os fraudadores podem atingir muitas vítimas; credibilidade – os usuários pensam que são pessoas de sua rede de amigos, logo confiam e por final, são fáceis de invadir – permitem que qualquer pessoa crie qualquer tipo de conteúdo”, comenta Charles Renert, diretor de pesquisas de conteúdo avançado da Websense. “Um filtro de Web tradicional (por reputação ou simples análise de conteúdo) não é suficiente para proteger os usuários de ameaças em websites confiáveis, como também não é totalmente capaz de seguir os passos dos fraudadores que geram, quase que instantaneamente, novas URLs para evitar sua identificação. Apenas as análises de conteúdo e segurança Web em tempo real podem evitar que os usuários sejam alvos destes ataques.”

No final do mês de abril, o Websense Labs detectou uma campanha de phishing voltada aos usuários de Facebook. Denominada de “FBStarter” pelos pesquisadores de segurança, a ameaça redirecionava os usuários para uma página de phishing que simulava ser a homepage do Facebook. Ao preencher seu login e senha, a vítima dá ao hacker a informação necessária para invadir sua conta e enviar mensagens não desejadas a sua lista de amigos.

Dados extraídos da rede Websense ThreatSeeker indicam que os websites que permitem ao usuário gerar conteúdos próprios fazem parte dos 50 maiores distribuidores de conteúdo malicioso e, em mais de 70 por cento desses sites existem códigos maliciosos, spams e URLs falsas.

By:Ed.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Conhecimentos para se tornar um nerd de elite



Um nerd ou geek (nerd de computador) é normalmente uma pessoa que sabe um pouco sobre tudo e portanto, a pessoa a qual toda a família e os amigos procuram quando possuem algum problema tecnológico. Sim, pode parecer incrível, mas a verdade é que os nerds aprendem mais para os outros do que para si próprio.

Se você é um potencial candidato a carregar este fardo, precisa saber quais são os principais conhecimentos exigidos para se tornar um nerd de elite e resolver qualquer tipo de situação. Todo conhecimento é válido e pode gerar bons frutos futuramente, como um bom emprego e outras coisas mais, como diria Maurício Ricardo.

Um nerd de elite nunca se omite, ele sempre tem opiniões e respostas pra tudo e encara os desafios. Um nerd de elite nunca se corrompe, ele sempre usa seus conhecimentos para demonstrar o que é realmente bom ou ruim, o que pode ser feito ou não.

Todo nerd ou geek precisa saber:

O Significado de vários termos técnicos

Cedo ou tarde alguém vai perguntar e você precisará saber.
http://www.technologica.inf.br/glossario/exibe.asp

Aumentar a memória RAM

Parece algo básico, mas é incrível como poucas pessoas sabem fazer este simples procedimento e pagam caro em lojas de informática.

1. Desligue o pc e ponha em uma mesa.

2. Abra-o com uma chave philips e ponha suas mãos 10 segundos na parte metalica do gabinte para evitar a dano nas peças por energia eletrostática.

3. Ache o slot da memória (procure no google slot de memória RAM em Imagens) e retire as que estão instaladas baixando as travas que prendem a memória ao solt.

4. Verifique a posição de acordo com o tamanho dos espaços vazios no meio do slot e coloque as novas no lugar, pegando-as pelas laterais para evitar danos e fazendo uma leve pressão até que ela se encaixem e as travas a abraçem novamente.

5. Feche o computador e ligue novamente. Para checar se deu certo, clique com o direito em meu computar, depois em Propriedades e na aba Geral, verifique a quantidade de memória indicada.

Mais dicas em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/725

Identificar keyloggers

Keyloggers registram tudo que é digitado no teclado de um computador, como número de contas bancárias e senhas. Alguns capturam palavras enviadas e recebidas também, como emails e comunicadores instantâneos.

Veja se existe algum programa suspeito inicializando junto com o Windows enquanto você trabalha, basta ir em executar > digitar msconfig, dê enter e procure na aba inicializar.

Tenha sempre um bom anti-vírus, passe o Banker Fix de vez em quando e em LAN houses e computadores públicos, procure por keyloggers físicos antes de usar.

Navegar anonimamente na internet

Ande sem deixar rastros com as dicas do nosso blog:

http://pliniotorres.wordpress.com/2007/12/20/enganando-o-rapidshare-parte-ii/

http://pliniotorres.wordpress.com/2008/07/24/guia-completo-de-acesso-a-sites-bloqueados/

Descobrir a senha de sistemas operacionais

Existem vários modos, inclusive alguns já foram mostrados aqui no blog, tudo depende do sistema e da sua versão.

Levantar informações sobre outros usuários

Infelizmente não existe receita de bolo para este tipo de tarefa, mas existem métodos que podem funcionar em alguns casos. Hoje as pessoas abrem suas vidas em sites, blogs e redes sociais, basta saber onde procurar.
Ocultar arquivos impróprios

Tem sempre um querendo esconder uma coletânea erótica da mulher ou da namorada. Ótimo método também para esconder documentos e enganar a polícia federal caso seu computador seja apreendido um dia.

http://www.sykey.net/2007/02/03/tutorial-escondendo-arquivos-em-imagens/

Crackear senhas de redes sem fio

Senhas padrão WEP hoje já podem ser quebradas até com uma certa facilidade. As codificações padrão WPA já são bem mais complicadas de crackear, mas como usualmente permitem o uso de palavras simples, basta tentar a senha padrão dos roteadores ou palavras relacionadas ao dono da rede a ser hackeada.

Recuperar o Master Boot Record

Quem nunca se aventurou a instalar mais de um sistema operacional no micro ou pegou um vírus bravo e perdeu o master boot record? Que diabos é isso? É uma pequena parte no início do HD que diz onde e qual sistema operacional deve ser iniciado quando o micro liga, ou seja, se ela for perdida, bye-bye sistema!

No Windows, basta dar boot no sitema usando um disco de boot do Win98 e depois digitar FDISK /MBR

No Windows Vista existe um método mais simplificado

Caso você possua um dual boot com Linux, talvez seja necessário restaurar o gerenciador de boot (GRUB ou LILO) dependendo da distribuição que você usa. No Fedora, basta dar boot com o cd/dvd de instalação e mandar recuperar o sistema instalado.

Acessar dados em um HD pifado

O HD possui uma vida útil como todo componente e um dia, sem aviso prévio, ele irá “abrir o bico”. Você que é um nerd experiente mantém backups e monitora a saúde do seu HD, mas e aquele seu amigo que perdeu toda a coleção de MP3 e agora implora para que você os salve do HD pifado?

Existem vários métodos, primeiro verifique se o HD morreu mesmo através da detecção de hardware do setup. Caso ele ainda esteja respondendo, tente acessá-lo através de um disco de boot (dica do Master Boot Record) ou ligá-lo como escravo em outra máquina para ver se é possível salvar os arquivos. Caso ele esteja inacessível, você pode tentar congelá-lo (não estou doido) ou caso as informações sejam muito importantes, pagar por uma recuperação profissional.

Atualizar BIOS e firmwares de aparelhos eletrônicos

O firmware é como um mini sistema operacional responsável pelo funcionamento de alguns dispositivos eletrônicos como mp3 players, celulares, roteadores, modens, etc. A BIOS é a memória não volátil responsável por guardar informações importantes para o funcionamento do computador. Em ambos os casos esta atualização não é recomendada pois pode inutilizar o hardware a ser atualizado em questão. Caso a atualização seja realmente necessária, siga a risca os procedimentos indicados pelo fabricante para a atualização e nunca use firmwares ou BIOS modificadas, ou seja, não disponibilizadas pelo próprio fabricante do hardware.

Dicas para atualização e upgrade da BIOS. No caso das atualizações de firmware, siga o manual do fabricante.

Desbloquear celulares e smartphones

A regra neste caso é simples, procure a sua operadora e exiga o desbloqueio gratuito previsto em lei. Evite se arriscar a perder o aparelho realizando procedimentos loucos ou utilizando códigos de desbloqueio.

Gravar videos trasmitidos via internet (Youtube)

Alguns sites transmitem conteúdos de áudio e video em streaming, ou seja, você vai assistindo aos poucos sem poder salvar o arquivo. Não é preciso ser nenhum gênio para salvar essses arquivos, basta usar a ferramenta certa.

Para a captura de videos em formato flash, principalmente os videos do Youtube, eu uso e recomendo a extensão DownloadHelper do navegador Firefox.

Retirar o DRM de arquivos protegidos

Quando uma música é transformada em MP3 ou um video é ripado, ele pode receber uma trava de proteção chamada DRM que impede que aquele arquivo possa ser usado em outro computador que não seja na máquina onde ele foi criado ou baixado.

Esta é mais uma tentativa frustada de empresas como a Microsoft de impedir a livre troca de arquivos entre diferentes usuários. Não use o Windows Media Player para ripar seus cds, ele pode estar configurado para inserir proteção DRM nos arquivos. Existem alguns programas que retiram o DRM e em último caso, basta ripar o cd novamente usando outro programa livre de conversão.

Bloquear ou desbloquear o acesso a internet no trabalho e na escola

Com o crescimento do acesso à internet, escolas, universidades e empresas agora adicionam filtros de conteúdo em suas redes como uma maneira de bloquear o acesso a sites de utilidade e gosto duvidosos. Para burlar estes bloqueios basta utilizar certos artifícios de acordo com o bloqueio imposto. Use por suas conta e risco!

Se você é um administrador de sistemas e quer instalar um filtro em sua rede, utilize um servidor de proxy ou as configurações de segurança do seu roteador.

Configurar roteadores, modems e dispositivos sem fio

Nada que alguns tutoriais, manuais e dicas não resolvam. Descubra o modelo do seu aparelho, abra o Google e boa sorte!

Conhecer números binários e decimais

Já ouviu o ditado: “Existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entedem e as que não entedem números binários”. Se você entendeu a piada, deve ser um nerd, senão, é hora de aprender mais sobre números binários e decimais. Qual é a vantagem de saber esta porcaria? Bem, algumas empresas valorizam o nerd que conhecem este tipo de porcaria.

A IBM certa vez vinculou um anúncio todo escrito em binário procurando por profissionais na área de informática. Quem conhecia números binários e conseguiu entender o cartaz, se deu bem. A EA Games fez o mesmo no Canadá, mas desta vez procurando por programadores ASCII, outro dialeto nerd que você também deve aprender.

Saber eliminar pragas

Retirar vírus é a ocupação número um de quem entende de informática e possui amigos desleixados que entram em qualquer site e não instalam anti-vírus. Não esquente a cabeça tentando realizar milagres, instale um bom anti-vírus pago, pelo menos por um período gratuito até conseguir remover todas as pragas, passe um bom anti-malvaware e caso nada resolva, formate sem piedade!

Não tente tampar o sol com a peneira, para usuários campeões em infecção, o negócio é botar a mão no bolso e adquirir a lincença de um bom anti-vírus pago. AVG, Avira, aVAST e esses outros gratuitos não são páreos para certos tipos de usuários.

Rodar sistemas operacionais através de cds e pendrives

Para os nerds uma segunda opção sempre se faz necessária, em alguns casos até uma terceira.

Entender “Não há lugar melhor que 127.0.0.1″

Não existe muita utilidade em entender esta frase, mas nerds também conversam e se alguma piada for feita usando a frase, você vai querer ficar boiando?

Ler e escrever em 1337

1337 é uma soletração alterna para Leet que é uma forma de se escrever o alfabeto latino usando outros símbolos em lugar das letras, como números por exemplo. A própria palavra leet admite muitas variações, como l33t, 1337 ou l337. O uso do leet reflete uma subcultura nerd usada no mundo dos jogos de computador e internet, sendo muito usada para confundir os iniciantes e afirmar-se como parte de um grupo. Conheça a tabela leet.

Falar idiomas fictícios

Um nerd que se preze é fã de Guerra nas Estrelas, Senhor dos Anéis, RPG, Mangá e fala e entende as línguas usadas por estes mundos fictícios. Que tal aprender Klingon, ou Élfico? Um amigo meu diz que consegue soletrar todo o alfabeto usado pelo Chewbacca.

Conhecer Linux e outros sistemas operacionais de verdade

Minha avó, meu cachorro e meu priminho de 8 anos usam Windows. Um Nerd de verdade conhece e usa sistemas operacionais de verdade, como Linux, MAC OS ou Solaris.

Usar uma câmera no modo manual

Se existem sintomas de nerdisse, um deles é saber usar e aproveitar as configurações manuais específicas de cada aparelho eletrônico e com uma câmera fotográfica a situação não é diferente. Usar modo automático é para pessoas “normais”.

Conhecer Mulder e Scully, Neo e Trinity…

Assista Arquivo-X, Matrix, a Revolta dos Nerds, Tron, Hackers, Senhor dos Anéis, Star Wars, etc…

Saber que Javascript não é uma marca de café

Javascript é uma linguagem de criação de scripts desenvolvida pela Netscape Communications e pela Sun Microsystems, Inc. Não é uma autêntica linguagem orientada a objetos e tem um desempenho limitado em relação à Java, pois não é compilada. É possível incluir funções e aplicações online básicas em páginas da Web com a JavaScript. O código JavaScript, que é incluído em uma página da Web juntamente com o código HTML, é geralmente considerado mais fácil de ser criado que o código Java, especialmente por programadores iniciantes.
Javascript é largamente utilizada no desenvolvimento de websites e sabendo um pouco mais sobre isso, você acaba de dar um grande salto em seu nível de evolução geek.

Montar um PC do zero

Aprendendo a montar um PC do zero você pode escolher as melhores peças, economiza dinheiro e ainda aprende como ajudar aquele seu amigo mala que vive pedindo ajuda para consertar o computador bichado dele, comprado à prestação nas Casas Bahia.

http://www.youtube.com/watch?v=jaWpBQbviNE

Usar mais o teclado

Usando somente o teclado para certas atividades, você agiliza processos repetitivos do dia-dia, melhora a sua velocidade de digitação e ainda sabe se virar, caso um dia o seu mouse vir a falecer e houver a necessidade de modificar alguma configuração no computador. Pode parecer piada, mas já vi uma empresa ficar parada por um dia inteiro pelo simples fato do servidor de dados não reconhecer o mouse e os vulgos técnicos não conseguirem usar o teclado para resolver o problema.

Conhecimentos em solda e adesivamento

Todo nerd é um fazedor de gambiarras nato e o uso de solda e fita adesiva é diretamente proporcional ao tamanho do problema enfrentado. Nerd que é nerd conserta os próprios óculos.

Converter cassetes e VHS para cds e dvds

Quem não tem aquela tia velha que quer converter as fitas do Roberto Carlos e o VHS da formatura dos filhos pentelhos para CD e DVD? Existem vários bons tutorias na internet explicando o processo na PCWorld, Howtodothings, Boa Dica e no Idgnow.

Montar cabos de rede

Com o grande aumento no uso da banda larga, todo mundo quer fazer uma “redinha” em casa e compartilhar a internet com todo mundo. Eu já montei uma rede para um cara que tinha 128kbps de velocidade e ele queria compartilhar a conexão com outros 3 computadores!

A melhor solução é sempre comprar cabos prontos de 1 ou 2,5 metros vendidos em qualquer lojinha de informática, mas como sempre existe aquele computador no fundo da casa ou algum cabo crossover na parada, o negócio é aprender mesmo a montar o cabo. E não se esqueça, nerd de verdade carrega sempre consigo o esquema de montagem de cabos no bolso ou na carteira.

Formatar o Computador

Esta é sem dúvida a atividade mais realizada pelo nerd dentro do seu círculo de contatos. Um nerd que não sabe formatar um computador é como um taxista que não sabe dirigir. Todo mundo tem um primo ou uma amiga gostosinha que pede ajuda para dar uma “olhadinha” no computador de vez em quando.

Esta olhadinha fatalmente acaba se transformando em uma formatação e consequentemente haja paciência para procurar todos os drivers que certamente o dono do computador não guardou e voltar o backup de 50GB com as besteiras salvas.

Nerd de elite tem todos os cds de instalação crackeados de todas as versões do Windows, Office e instaladores de várias distribuições Linux para emprestar a outros nerds.

Como formatar o PC usando o Windows XP

Como instalar os drivers após a formatação

Conclusão

A cultura nerd diz que o conhecimento é algo para ser repartido, por isso nunca deixe de ajudar quem precisa. Mas lembre-se, usuário de computador é um bicho folgado! Caso ele encoste demais em você, não se esqueça: LPDM e auto-ajuda não fazem mal a ninguém!
By:Ed.

domingo, 17 de maio de 2009

Dia Mundial da Internet é comemorado neste domingo


Assinala-se este domingo, 17 de Maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, conhecido como Dia da Internet, este ano dedicado à segurança dos mais jovens no ciberespaço.

Com o tema adoptado, a União Internacional das Telecomunicações (ITU), promotora do evento, pretende chamar a atenção para a importância do acesso seguro, por parte, dos mais jovens à Internet.

Instituído em 2005, o Dia da Internet será este ano comemorado com um conjunto de acções e actividades em países como o Brasil, Espanha, Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, México e, nomeadamente em Portugal, entre outros.

A nível nacional, a promoção dos eventos estará a cargo da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, que preparou acções de consciencialização pública relativas aos benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que decorrerão entre os próximos dias 17 e 22 de Maio.

A dinamização de acções, por parte do projecto Internet Segura, nas escolas do ensino básico e secundário através da vertente escolar do projecto Seguranet é uma das iniciativas previstas.

A UMIC diz ter mobilizado ainda várias das redes que coordena, nomeadamente a Rede de Espaços Internet, para se associarem à celebração do dia, "tirando assim partido da sua capacidade de dinamização e mobilização para a promoção de forma descentralizada de iniciativas junto dos sectores da sociedade com quem regularmente trabalham", refere num comunicado enviado à imprensa.

"Assim, espera-se que entre 17 e 22 de Maio decorram no país diversas actividades de sensibilização, de formação e de informação para os cidadãos, com o principal objectivo de disseminar práticas de navegação segura e crítica da Internet", acrescenta o organismo.

Está marcada para amanhã, 18 de Maio, ao final do dia, uma sessão governamental comemorativa do Dia da Internet, que terá lugar no Museu das Comunicações e que será presidida pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.

By:Ed.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Windows 7 pode chegar ao usuário no fim de 2009



O Windows 7 promete chegar ao mercado antes do previsto anteriormente. Isso porque um post no blog oficial da nova versão diz que o sistema deve ser finalizado ainda este ano.

A Microsoft alegava que a nova versão seria lançada três anos após o surgimento do Vista, até então o sistema operacional mais atualizado da empresa. Ou seja, o sucessor seria lançado apenas no início de 2010.

Mas agora a história pode mudar um pouquinho e a comercialização do sistema ser antecipada. Depende apenas do “feedback e a telemetria do Windows 7 atenderem às expectativas” da equipe de desenvolvimento da MS.

A notícia pode ser muito boa não apenas para os usuários que aguardam ansiosamente a versão finalizada, mas também ao mercado, que promete estar aquecido com as vendas de fim de ano.
By:Ed.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Roteador 3G de bolso: o que acha da idéia?


Não consegue se imaginar sem Internet? A operadora americana Verizon Wireless lançará no mercado, na semana que vem, um roteador Wi-Fi no padrão 802.11b/g que distribui o sinal 3G da rede celular. O aparelho é bem pequeno - como se fosse um cartão de visita mais "gordinho" - e comporta até cinco dispositivos conectados ao mesmo tempo.
O aparelho ganhou o nome de MiFi e é compatível tanto com Mac OS e Windows. A bateria tem autonomia de aproximadamente 4 horas de uso, ou 40 em repouso. O produto será vendido por US$100, ou US$50 para aqueles que preferirem adquirir mediante um contrato de 2 anos de planos de dados com a operadora,e agora e esperar pra que esta
maravilha venha rápido aqui para o Brasil .
Bom final de semana ....By:Ed.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Venda de netbooks cresce sete vezes no mundo



A aceitação dos netbooks pelos consumidores do mundo inteiro vem aumentando cada vez mais. Prova disso é o relatório do IDC, que aponta um crescimento de sete vezes nas vendas mundiais do produto durante o primeiro trimestre de 2009 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em números, o crescimento representa 4,5 milhões de unidades vendidas e a marca de 8% do total de vendas de PCs nos três primeiros meses deste ano. A pesquisa indica que o público está optando pelos netbooks devido a redução de gastos ocasionada pela crise econômica mundial, já que esse tipo de aparelho é mais barato do que os notebooks.

As maiores fabricantes de netbooks, segundo dados do quarto trimestre de 2008, são Acer, com 32% de participação, a Asus, com 26%, seguidas pela HP, Lenovo e Samsung.

By:Ed...